terça-feira, 28 de setembro de 2010

Artesanato de Guarapari

seta RENDA DE BILRO - Artesanto típico de Guarapari, com peças em exposição na Casa da Cultura e também na pracinha. As rendas formam golas, punhos, colchas, rendas de metro, caminhos de mesa e até vestidos de noivas.

seta DE CONCHAS -
Colares, pulseiras, pequenas esculturas e quadros, todos feitos de variadas conchas do mar podem ser encontrados facilmente em Guarapari. - Redes de Pesca - Produzidas nas colônias e vilas de pescadores, podem também ser adquiridas nas lojas de pesca da cidade. Os pescadores também produzem puçás e outros instrumentos de nylon.

seta VIME E TAQUARA
- Esteiras, tapetes, cestos, peneiras, abajures e até cortinas de vime e taquara são tradicionais em Guarapari. Eles podem ser encontrados na Praça de Artesanato ou no calçadão da Praia das Castanheiras.

seta PANELA DE BARRO
- Assim como em Vitória; existem ainda várias paneleiras em Guarapari. Muitas delas expõem seus trabalhos ao longo da Rodovia do Sol. Outras levam suas panelas para a Praça de Artesanato. As panelas de barro, pintadas com o sumo de raízes de mangue, fazem parte da tradição culinária capixaba.

seta EM COCO - Botões, prendedores de cabelo, brincos, colares e broches são feitos da casca de coco lixada. Estes produtos podem ser encontrados na orla das praias ou na Praça de Artesanato.

seta ENTALHE EM MADEIRA -No calçadão da Praia das Castanheiras, o artesão Itamar Borges de Souza expõem sua esculturas em madeira. Outros trabalhos do gênero podem ser encontrados na Praça de Artesanato.

seta BARCOS EM MINIATURA - Em Enseada Azul, o artesão Davi Almeida expõem seus barcos em miniatura, feitos com madeira de camará. Ele constrói barcos, canoas baleeiras e traineiras, com ou sem motor

seta NA CASA DO ARTESÃO - Estão expostos trabalhos de 40 artistas de Guarapari. Entre eles, artesanato em conchas, palha, renda de bilro, barro, crochê, madeira, cestaria e muitos outros. A Casa fica na Rua Joaquim Silva Lima, 433, tel:(0xx27) 3261-1889 e funciona das 11:00 às 22:00 h, no verão. Não deixe de conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário